A fábula do feijão com arroz (O milagre brasileiro)
Um pequeno bago de arroz envolto em água num charco, sonhava com um dia encontrar-se com outro alguém especial, para se misturarem nas salivas degustativasde algum ser humano, e, juntos, irem cumprir o seu papel na existência: servir de alimento para o mundo!
Do outro lado do país, uma vagem guardava o que seria seu parceiro nesta viagem: um feijãozinho, quase redondo, de nome: pretinho.
Em conversa no ginásio, Cassiano ficou a saber que havia sido feito um estudo mundial sobre nutrição, onde concluiu-se que a população pobre do Rio de Janeiro, alimentava-se basicamente de feijão com arroz. |
Daí serem, não exactamente volumosos, mas nutridos e algo musculados, muito diferentes da população pobre de outras regiões ou paises.
Não era somente factor genético. Era também e principalmente nutricional. Porque apesar de ambos (o feijão e o arroz) obviamente serem fontes vegetais de proteinas, eles completam-se entre si, fazendo uma combinação de amino-ácidos proxima a da carne de vaca. Isso mesmo: Carne de vaquinha!
E ainda por cima, juntos são abundantes em carbohidratos complexos e fibrosos e ricos em alguns sais minerais (principalmente o ferro, no caso do Feijão).
O sonho do baguinho de arroz concretizou-se. Juntos, ele e o feijão pretinho, serviram de alimento para o Cassiano, que a partir dai passou a economizar da mesada, gastando menos dinheiro de comida para ficar musculado...