Bem vindo à raça humana

28-11-2011 21:57

"A raça humana é uma semana de trabalho de Deus". A frase é de Gilberto Gil (cantor, compositor e ministro da cultura do Brasil).


Eu queria falar que cada um de nós traz uma humanidade dentro de si, diferente das dos outros. Que cada um de nós teve um passado, um antepassado e uma infância diferente. Tudo servirá para determinar o que nós somos hoje, em atitudes, em reações, em lida com os outros seres humanos (e até com os animais).

E há exemplos maravilhosos de como a nossa raça não é maravilhosa.
Nestes dias, ouvi um sr. do Zoológico a dizer que começou a trabalhar com os animais, porque, sendo gago, os animais não lhe rejeitavam.
Quando gaguejou em frente a um cão, ele continuou a abanar-lhe a cauda...

Há quase 30 anos que trabalho com pessoas. Pessoas de diversas classes sociais, classes culturais, religiosidades e etnias, diversas maneiras de sentir e de pensar.
Esta diferença toda que existe em nós.

Nunca, nestes anos todos, confundi a minha responsabilidade como profissional, com a minha preferência e afinidade pessoal. Nunca deixei de prestar a mesma atenção profissional a um individuo que eu concordo com o diálogo, e um individuo que eu discordo em relação às suas ideias...a um indivíduo que eu acho bôbo e ao que troca ideias comigo. Nem um atleta promissor ser mais importante que um iniciado ou aluno mais antigo que não foi afortunado fisicamente.

Você já imaginou um médico rejeitar um paciente porque acha que ele é um palhaço, ou que não tem graça, ou porque acha que ele deveria ser um individuo mais simpático?


Dentro dos ginásios acontece esta diversidade, não só de mim para os alunos, mas entre eles próprios.

 

E você sabia que o culturismo é o primeiro desporto do Iraque?
E que no Iraque, Curdos treinam juntos com Xiitas, no mesmo tecto do mesmo ginásio, ajudando-se na ultima repetição do supino? (ginásio Arnold's Classic, no centro de Bagdad, por exemplo...)

 

Entregam-se numa circunstância e num momento de grande confiança em quem ajuda!
Temos de aprender e relembrar sempre. O ginásio é para treinar e só se deve treinar de uma maneira:
Intensa, respeitosa e idônea.

 

Não é que eu queira definir comportamentos, mas preste atenção nas auto-defesas e debilidades dos outros.
Podem não coincidir com as tuas, mas são em igual número, de certeza.