Metabolismo

28-11-2011 21:44

Há um filme brasileiro (chamado "Índia, a filha do sol"), que o compositor Caetano Veloso musicou. A canção principal começa com uma frase linda, que diz assim: "Luz do sol, que a folha traga e traduz; reflete em côr, em brilho, em graça, em sonho, em luz..."

 

Era a fotossíntese.
Era o metabolismo.

 

O metabolismo é essa maneira que o nosso organismo tem de viver e conviver com tudo o que nos rodeia e alimenta.

Nosso corpo traga alimentos, água, ar, luz do sol, e transforma tudo em continuidade de nós.
Nós somos máquinas. Máquinas pensantes, com articulações, ligamentos, depósitos, processadores, etc.
O metabolismo é como esta nossa máquina lê e sente o mundo, os alimentos, as temperaturas...

Subdivide-se em anabolismo (estágio positivo, de construção) e catabolismo (estágio negativo, de destruição).
Também há o metabolismo basal, que é uma medição sobre a acção do metabolismo quando estamos em repouso.

Para simplificar e resumir (e bastante), entenda o metabolismo como um homenzinho baixinho e careca, que trabalha para ti na fábrica do teu corpo, e reage de acordo com a tua relação de patrão com ele. Devemos prestar atenção em não sobrecarregá-lo de trabalho de uma só vez. Se você entope o armazém dele com comida a mais, ele se cansa, faz pausa para o café, deixa tudo sujo. É tanta coisa para separar nas gavetinhas, que ele se torna lento. Se torna um mau trabalhador.

Por outro lado, se você lhe der somente uma quantidade adequada de nutrientes e nutrientes adequados, ele arruma tudo, bem disposto e rápido, não deixando acumular nada.

Pois é, se você anda a reclamar do seu metabolismo, talvez a culpa seja em parte sua, e não somente dele. Preste atenção ao que precisas para alimentar-se, consoante as duas horas que passaram e mediante as 2 horas que virão. Preste muita atenção aos alimentos que te fazem bem ou fazem mal, pois a identificação deles será para ti uma das armas de manter o teu metabolismo com bom funcionamento.


De novo, preste atenção no teu metabolismo, para quando traga algo, traduzir tudo em côr, em brilho, em graça, em sonho, em luz. E músculo...