O dia do julgamento final
Basicamente, a fedeação mundial de mais renome e representação é a IFBB (International Federation of Bodybuilding). Geralmente, esta federação até publicava antigamente as actas dos jurados, para não deixar dúvidas junto aos atletas e ao publico, do julgamentode cada um dos juizes. Esta federação determina as categorias por peso corporal e, pelo menos na forma internacional, aprecia 4 rounds. O quarto round (o round da pose) foi recentemente instituido, penso eu que para arranjar um pretexto para desempate |
O 1º round chama-se simetria, e vem com os parâmetros de proporcionalidade muscular. O tamanho dos braços em relação às costas, ao peitoral, coxa, todo o conjunto muscular.
Proporcionado dentro da estrutura óssea do individuo. (Nota: a verdadeira concepção da palavra simetria nesta apreciação quer dizer: o lado direito igual ao lado esquerdo. Esse é que é o verdadeiro conceito de simetria). A apreciação de simetria, nos campeonatos, habitualmente só é feita sobre os grupos musculares estarem proporcionados entre si. Há um a outra apreciação que se enquadra neste round, que é a harmonia, ou seja, a parte de cima do corpo em harmonia com a de baixo (apreciação muscular e óssea). A parte óssea pouco observada, apesar de ser ministrada nos cursos de formação de jurados IFBB, ou seja, simetria será direita para esquerda e harmonia, será de cima para baixo.
Ambas, juntas vão determinar a proporcionalidade.
O segundo round é o volume. O volume muscular dentro da estrutura óssea de cada indivíduo.
Não é o volume final, mas sim, apreciativo dentro da sua proporção e estrutura. O indivíduo pode ter mais volume para sua própria estrutura do que um outro aparentemente maior, mas menor, muscularmente, par sua própria estrutura.
O terceiro round chama-se definição. Denomina-se definição, mas é um round formado por alguma subdivisão, por alguma apreciação misturada.
A definição, no termo culturista, quer dizer o musculo exposto, sem gorduras sobre ele e com mínimo de água subcutânea, mostrando toda a fibra muscular desenvolvida. É este o conceito básico de definição; mas um jurado mais abranjente consegue colocar neste item, mais parâmetros a serem julgados, como sendo a densidade muscular, porque o atleta pode estar com a pele fina e estar sem densidade muscular. Penso que o termo certo para este round deveria ser muscularidade, que é o termo que acho que engloba 2 ou 3 parâmetros de ver o musculo.
O quarto round vem a ser a pose. Ainda não entendi se julgada como rotina de entretenimento.
Na apresentação de poses livres com música, se nas poses obrigatórias no sentido de estarem correctas ou não ou se num desafio final, como no Mr.Olympia, para entreter e desenpate. Como este round é algo efémero, talvez ainda seja muito cedo para saber.
Aqui em Portugal, o critério de julgamento que vigora, chama-se "olhômetro", que é um medidor que você tem entre o cérebro eo olho, que determina que na sua opinião (não sobre uma observação de parâmetros mas apenas a sua opinião), que este atleta está melhor que aquele.
Isto é algo perigoso, porque gera uma apreciação pessoal que você não consegue fugir dela.
Consciente ou inconscientemente, você prefere que o atleta tenha mais braço, que seja um atleta de tronco elevado ou prefere que o individuo esteja muito "sêco" (definido) e ponha o "muito sêco" à frente, para ganhar...é algo mais impreciso
É assim que vigora em Portugal. Não é uma depreciação, é apenas uma crítica real. Do que é.
É assim que vigora em Portugal.
Talvez o juri deveria ser, de antemão, escolhido e reunido para firmar parâmetros (como tentei fazer em 1998, quando estive na federação) e com posterior análise do julgamento através dos escrotínios, e vendo e apreciando dum parâmetro mais disassociado, mais distante, a apreciação dos jurados, as disparidades, os absurdos, e as coerências.
Isto não é feito (tentei eu em 1998 mas não deixaram), não têem se preocupado com isto, e é factor fundamental para o culturismo voltar a ser uma grande modalidade, pois o próprio atleta não sabe a que tendência tem de se preparar, porque não sabe absolutamente como vai ser julgado ou qual é a tendência de julgamento actual.
Portanto, você quando for assistir a uma prova de culturismo, tente observar tudo o que leu aqui. Tente observar que um físico considerado melhor que o outro, tem de apresentar um conjunto melhor que o outro, e não tem 1 item predominante melhor que outro, mas um conjunto.
Acho que é assim que se julga quase tudo neste planeta.
Pelo conjunto.