Respeito pela ignorância
Ignorar é não saber. Não saber não é burrice, é apenas não ter sido informado sobre. Eu fui sempre muito autodidacta e, sendo professor, consigo ensinar aceitando e compreendendo a ignorância alheia. Não desprezo e nem diminuo a ignorância alheia sobre a minha matéria, pois sou mais ignorante nas outras áreas que não são a minha.
Por isso, peço atenção para todos terem respeito pela ignorância.
Já presenciei situações ridículas de alunos aprenderem comigo hoje uma determinada coisa (e não conseguiram chegar lá sozinhos), e amanhã fazerem-se de superiores perante a ignorância dos outros, sobre o mesmo assunto. |
São atitudes demasiado toscas, e que até chegam a denegrir a representação da modalidade (à qual somos todos responsáveis), através destas atitudes prepotentes…
Gostava de um dia associar à minha modalidade, uma classe de aula sobre conduta, respeito e encontro consigo próprio, com sendo parte integrante e fundamental da prática e do desporto culturismo em si, tendo a ousadia de pensar que, assim como a rotina de poses que até bem pouco tempo não contavam para julgamento (e que agora integram o conceito da modalidade), poderia um dia se fazer um julgamento psicológico e humano prévio, para valer como um round da competição.
Para termos entre nós, cada vez menos representantes mesquinhos…