Uma mãe chamada Natureza
Era uma vez uma moça muito bonita chamada Natureza. Sua beleza era rara, assim que logo arranjou um namorado. Ele chamava-se Ectomorfo, e era um rapaz de aparência esguia, com articulações finas, com musculatura marcada, mas com pouco volume muscular.
Mas como a pouca idade às vezes não ajuda nas relações, o namoro cedo acabou, e a moça arranjou um marido, de nome Mesomorfo. Veio a guerra, e a guerra levou o marido da Natureza. |
Mas na sua dor, havia um amigo, chamado Endomorfo, com uma estrutura larga, e com uma grande musculatura misturada com adiposidade. Chegou na hora certa, e da união nasce um filho de nome Endo, grande como o pai.
Assim, a mãe Natureza gerou 3 filhos, que seriam a base da evolução da família Natureza.
Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo são classificações chamadas de Somatotipos, para catalogar as bases das diversas estruturas ósseas, musculares e metabólicas.
Somatotipos
|
Se você é como o Namorado da Mãe Natureza (Ectomorfo), deves treinar dia Sim/Não, usando somente movimentos básicos (multiarticulares), evitando fazer cárdios e actividades extras, e deve prestar atenção em ingerir muitas calorias e muitos carbohidratos complexos.
Se você se parece com o marido (Mesomorfo), tenha bom senso e equilibrio para treinar para tamanho e forma, alimentando-se igualmente com equilibrio entre carbohidratos e proteinas.
Se você é parecido com o amigo da mãe Natureza (Endomorfo), deverias treinar o máximo de vezes por semana, com exercícios isolados diversos para cada grupo muscular, e se possivel incluir cardio-vasculares de 3-5x semana.
Modere nos carbohidratos e gorduras e aumente o consumo de proteinas.