Uma mãe chamada Natureza

28-11-2011 21:52

Era uma vez uma moça muito bonita chamada Natureza. Sua beleza era rara, assim que logo arranjou um namorado. Ele chamava-se Ectomorfo, e era um rapaz de aparência esguia, com articulações finas, com musculatura marcada, mas com pouco volume muscular.
Do namoro com Ectomorfo, nasceu um menino chamado Ecto, com as mesmas caracteristicas do pai.

 

Mas como a pouca idade às vezes não ajuda nas relações, o namoro cedo acabou, e a moça arranjou um marido, de nome Mesomorfo.
De aparência mediana, com ossos de tamanho médio, nem gordo nem magro, com sua aparência ficando sujeita a sua dieta.
Tiveram um filho chamado Meso, igualzinho ao pai.

Veio a guerra, e a guerra levou o marido da Natureza.

 

Mas na sua dor, havia um amigo, chamado Endomorfo, com uma estrutura larga, e com uma grande musculatura misturada com adiposidade. Chegou na hora certa, e da união nasce um filho de nome Endo, grande como o pai.

 

Assim, a mãe Natureza gerou 3 filhos, que seriam a base da evolução da família Natureza.
Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo são classificações chamadas de Somatotipos, para catalogar as bases das diversas estruturas ósseas, musculares e metabólicas.

 

Somatotipos

 

Endomorfo

 

Mesomorfo

 

Ectomorfo


Se você é como o Namorado da Mãe Natureza (Ectomorfo), deves treinar dia Sim/Não, usando somente movimentos básicos (multiarticulares), evitando fazer cárdios e actividades extras, e deve prestar atenção em ingerir muitas calorias e muitos carbohidratos complexos.

 

Se você se parece com o marido (Mesomorfo), tenha bom senso e equilibrio para treinar para tamanho e forma, alimentando-se igualmente com equilibrio entre carbohidratos e proteinas.

 

Se você é parecido com o amigo da mãe Natureza (Endomorfo), deverias treinar o máximo de vezes por semana, com exercícios isolados diversos para cada grupo muscular, e se possivel incluir cardio-vasculares de 3-5x semana.
Modere nos carbohidratos e gorduras e aumente o consumo de proteinas.